Divulgar um produto ou serviço através de ações de marketing sempre foi fundamental, mesmo antes do surgimento da internet. Com o advento da grande rede e a crescente necessidade de se destacar neste emaranhado de conteúdo, ser visto pelo cliente nos diversos dispositivos se tornou ainda mais imprescindível para se destacar dos concorrentes.

A boa notícia é que o marketing digital, seja ele nos sites de busca ou nas redes sociais, fez com que o ato de anunciar ficasse mais fácil e acessível a todos os orçamentos. Ao invés de investir uma grande quantia em anúncios impressos, que têm uma abrangência mais limitada, o anunciante digital aplica os recursos que dispõe e seu anúncio é exibido para um público infinitamente maior. Ao optar por anúncios no sistema “PPC – Pay per Click” (“Pague pelo clique”, em português) paga-se somente quando o leitor clica no anúncio, o que aumenta consideravelmente a taxa de retorno do investimento.

No início do marketing digital, os sites de busca, como o Google, eram a principal mídia para veiculação de anúncios digitais. Com o aumento expressivo do uso das redes sociais, como o Facebook e Instagram, e a explosão do uso de smartphones por todas as classes sociais, anunciar também nestas mídias se tornou imprescindível. Na verdade, uma mídia complementa a outra. Os sites de busca atingem clientes que estão claramente à procura de um produto ou serviço naquele momento. Já as redes sociais fazem uso das informações e interesses pessoais, expressos pelos próprios usuários em seus perfis, para exibir o anúncio. Isso dá ao anunciante um incrível poder de segmentação para atingir seu público alvo.

Um bom planejamento de marketing digital, dentre diversos outros fatores, envolve a escolha das mídias que mais se adaptam ao negócio e a aplicação adequada de recursos em cada uma delas. Feito da forma correta, garantirá ao empresário um resultado eficaz e um retorno financeiro proporcional ao seu investimento.

Autor:
Leonardo Machado Rocha
Consultor em TI e Marketing Digital