A inteligência artificial (IA) é uma área da ciência da computação que busca reproduzir, em sistemas computacionais, capacidades do cérebro humano tais como: raciocínio, planejamento, solução de problemas, armazenamento de informações, comunicação por meio de uma linguagem e aprendizado.

Não é um tema novo, já que a IA vem sendo pesquisada e desenvolvida antes mesmo do surgimento do computador. No entanto, com o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicações voltadas para a internet que fazem uso da IA, essas duas palavras estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia ainda que você não perceba.

Uma destas aplicações é o chatbot, também conhecido como ‘atendente virtual’, utilizado tanto para atendimento a clientes quanto para captação de leads, pesquisas de opinião, agendamentos, reservas etc. Amplamente utilizado em websites, e até no messenger do Facebook, nele os visitantes realmente conversam com robôs para tirar dúvidas ou solicitar informações.

Há chatbots mais simples, que se limitam a consultar um banco de dados. Já os chatbots que utilizam inteligência artificial são muito mais que sistemas de respostas programadas, pois acumulam conhecimento (‘aprendem’) à medida que as pessoas interagem fazendo perguntas sobre produtos ou serviços.

Fazendo uso da tecnologia dos chatbots, o atendimento e a captação de clientes ficam significativamente mais eficientes dentro de uma empresa, sobretudo quando o seu produto ou serviço é comercializado pela internet. Além de agilidade, a empresa ganha com a redução de custos, pois a assistência humana pode ser utilizada somente para situações mais complexas ou específicas, na qual o chatbot não consegue dar uma solução ou quando o cliente prefere falar com um ser humano.

O bom relacionamento com o cliente deve sempre ser prioridade em qualquer empresa. E o uso das novas tecnologias, como os chatbots, proporciona economia e eficiência, gerando mais produtividade ao negócio, assim como, permitindo atingir resultados mais satisfatórios para alcançar metas estabelecidas.

Autor:
Leonardo Machado Rocha
Consultor em TI e Marketing Digital