Vivemos em um mundo cada vez mais repleto de marcas que disputam a nossa atenção para vender algum produto ou serviço. Diante desta vasta quantidade de informação que atinge o nosso olhar, a marca deve nos surpreender de alguma forma para que sejamos sensibilizados.

Observando marcas consolidadas no mercado, que se tornaram símbolo de determinado produto ou serviço e até mesmo que se mantêm únicas em seu segmento, podemos imaginar o caminho que tiveram que percorrer até alcançarem o atual patamar. Estas marcas começaram pequenas e foram se aprimorando, tornando-se líderes com o passar do tempo. Renovaram a sua imagem e muitas vezes tiveram que reavaliar as suas atividades para continuar seguindo as suas metas, baseando-se sempre nos pilares que adotaram como estratégia para a marca. Assim criaram uma identidade sólida e de fácil reconhecimento do público.

A construção de uma marca forte requer períodos de pesquisa e avaliação, constante renovação e atualização de sua imagem, além de contato intenso e direto com o seu público, para que ela possa se firmar de forma sólida e permanente. Ela deve proporcionar uma experiência positiva aos seus consumidores, que passarão a adotá-la como marca de referência. Uma lembrança positiva funciona como um depoimento a favor da marca, conquistando novos clientes e reforçando a fidelidade de antigos.

Para que a marca se torne a primeira na mente do consumidor e conduza a empresa a resultados sustentáveis de imagem e vendas, um bom trabalho de gestão deve ser realizado. Os princípios e valores da empresa devem estar alinhados ao seu posicionamento e público alvo e precisam ser apresentados de forma clara. As suas qualidades principais devem ser facilmente destacadas, para que a imagem desejada seja um espelho da percebida pelo seu público. Ela deve investir fortemente na relação com seus clientes, identificando seus desejos, necessidades e expectativas, para que se sintam estimulados a escolhê-la.

Uma marca de valor se constrói a partir de relacionamentos fortes, duradouros, contínuos e profissionais. Estes valores é que irão influenciar o consumidor na hora de optar por uma ou outra marca, e eles não serão representados, apenas, através de imagens e frases de impacto, mas também por princípios e compromissos. Desta forma, a gestão de marca torna-se um fator imprescindível dentro do planejamento de qualquer negócio e deve ser entendido como uma ferramenta capaz de gerar resultados concretos.

A Interligar, nesta área, oferece o serviço de Consultoria em Branding que tem o objetivo de gerar um processo de análise e diagnóstico de todos os componentes que definem a construção da marca. A partir dos resultados encontrados, são elaboradas as diretrizes de atuação para que esta marca seja bem sucedida.

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