Publicado por em jul 18, 2013

Desde 1996, ano em que Larry Page e Sergey Brin, então estudantes universitários, se uniram para criar uma ferramenta de buscas, muitas transformações ocorreram. O produto criado por eles, inicialmente chamado de BackRub, foi posteriormente batizado de Google e se transformou no mais eficiente mecanismo de buscas de conteúdo na web.

Nestes quase 20 anos, o Google deixou de ser somente um site de buscas e se transformou em uma gigantesca corporação, com escritórios em vários países, forte influência em tudo o que acontece na Internet e com produtos, em sua maioria, muito úteis no cotidiano das pessoas e empresas. Sua ferramenta de e-mails, o Gmail, foi um de seus primeiros produtos e até hoje é o mais popular deles. Mas a gama de ferramentas voltadas para a gestão pessoal e profissional  cresceu muito desde sua fundação.

Os produtos do Google foram tão bem aceitos pelas pessoas e empresas principalmente por serem funcionais, com interfaces simples, intuitivas e objetivas. Além disso, o fato de terem o carregamento rápido e de serem em sua maioria gratuitas, contribuiu muito com sua popularização. Um ótimo exemplo disso é o navegador Chrome, que é comprovadamente bem mais rápido do que seus concorrentes.

Para citar algumas facilidades proporcionadas pelos produtos do Google, com eles é possível:

• utilizar um celular com o sistema operacional Android;

• navegar na web através do Chrome;

• escrever um e-mail no Gmail;

• postar ou assistir a um vídeo no YouTube;

• comprar aplicativos, livros ou filmes no Google Play;

• consultar um endereço, traçar rotas para se chegar a quase todos os lugares do mundo pelo Google Maps e “andar” virtualmente pelas ruas através do StreetView;

• criar e compartilhar documentos na internet através do Google Drive;

• gerenciar seus compromissos e os de sua equipe através do Google Agenda;

• traduzir textos (e ouvir sua pronúncia) em diversos idiomas usando o Google Tradutor.

Para desenvolvedores e administradores de sites, podemos citar ainda:

Google Analytics (estatísticas detalhadas dos visitantes de um site);

Ferramentas para Webmasters (ajudam na indexação do sites no próprio Google)

AdWords (veiculação de anúncios)

AdSense (pelo qual é possível receber dinheiro para publicar anúncios do Google).

Para empresas, existe uma solução completa que, diferentemente das ferramentas para pessoas físicas, pode ser associada a um domínio da internet. Essa solução, que  agrega boa parte dessas ferramentas e as integra ao contexto da corporação chama-se Google Apps for Business. Com ela, os funcionários podem utilizar o Gmail tendo seus endereços de e-mail no padrão usuario@nomedaempresa.com.br, além de permitir outras formas incentivo ao trabalho colaborativo, à comunicação e à interação entre os membros de uma organização.  O Google Apps for Business não é gratuito e possui um custo mensal proporcional ao número de usuários que a empresa deseja cadastrar.

Nos projetos web da Interligar, sempre orientamos nossos clientes sobre a melhor forma de usufruir das facilidades que as ferramentas do Google podem proporcionar.

A lista completa dos produtos do Google pode ser consultada nesta página:
http://www.google.com.br/intl/pt-BR/about/products/

Para conhecer melhor o Google Apps for Business acesse este endereço:
http://www.google.com/a